Mensageiro do Sertão

A novata Trabiju

30/01/2012 14:44

No início do século, a implantação da Estrada de Ferro Douradense, no centro do Estado de São Paulo, atrai trabalhadores de todos os cantos do Brasil e, principalmente, imigrantes estrangeiros em busca de oportunidades.

Com a estrada de ferro, casas são construídas e a atividade comercial passa a se desenvolver em função dos trabalhadores que ali se instalam.

Fundada por ferroviários, tendo à frente o pioneiro Ciro de Rezende, aquela vila, que atraía a atenção por suas belezas naturais, passou a ser chamada, pelos franceses que trabalhavam na ferrovia, de “bijou” (joia, em francês). O tempo passou, e por uma variação linguística, a vila passou a ser denominada Trabiju.

Impulsionada pela estrada de ferro a vila prosperava. transformando-se, em 22 de Junho de 1934, pelo Decreto nº 6.509, em distrito do Município de Boa Esperança, hoje Boa Esperança do Sul.

Esse período de expansão, entretanto, foi brecado na década de 60, quando os ramais ferroviários foram desativados. O abandono da ferrovia acarretou a estagnação da economia de todos as localidades que se desenvolveram em função dela, inclusive, de Trabiju.

Mas havia uma saída para Trabiju voltar a crescer: a emancipação. E, durante anos, a população se mobilizou em torno dessa causa, tendo à frente o então Vereador de Boa Esperança do Sul, Sílvio Rojes Filho, que logo conquistou o apoio de famílias tradicionais de Trabiju - Fonseca, Morales, Braga, Róis, Paziní e Souza.

Depois do plebiscito vitorioso e da promulgação da lei que criou o município de Trabiju, foram realizadas a primeira eleição no Município, que como forma de justiça, conduziram seu líder Sílvio Rojes Filho à Prefeitura.

Com um pouco mais de um ano de administração própria Trabiju já experimentava uma significativa melhoria em sua qualidade de vida: a educação foi municipalizada e a informática já faz parte da rotina dos estudantes; a infraestrutura urbana ganhou impulso e o setor da saúde foi reformulado para melhor atender à população.

fonte: Wikipédia.

Voltar

Pesquisar no site

© 2012 Todos os direitos reservados.